30 novembro, 2013

HONRA É VALOR QUE SE DEVE ENSINAR CEDO, DEPOIS SERÁ TARDE DEMAIS...

O TRIUNFENSE, 30/11/2013.

Crianças pequenas precisam receber dos pais e cuidadores a devida atenção às suas boas e más inclinações. Pequenos deslizes não podem ser ocultados e jamais aplaudidos como gracinhas de criança. Já chega a suficiente e desnecessária carga de maus exemplos que os pequenos recebem dos próprios pais, dos irmãos mais velhos, das babás, das domésticas e até mesmo dos profissionais e coleguinhas das Escolas de Educação Infantil que frequentam. 

Se as crianças desrespeitam horários estabelecidos, devemos cobrar delas uma mudança de comportamento. Se prometem alguma coisa e não cumprem, devemos-lhes falar sobre a importância da palavra de honra, pois, caso contrário, a palavra empenhada não será cumprida, quando adultos, se nós não fizermos nada para que seja. 

A par disto, há pais que prometem e não cumprem, dizem que vão fazer e não fazem, falam, mas a sua palavra não tem o menor peso... Lamentável!É importante que pensemos a respeito das causas antes de reclamar dos efeitos. Cabe-nos ensinar aos meninos que as irmãs dos outros devem ser respeitadas tanto quando as suas. Que a palavra sempre deve ser honrada por aquele que a empenha. Ensinar o respeito aos semelhantes, não os fazendo esperar horas a fio para só depois atender, como se estivéssemos fazendo um grande favor. Enfim, ensinar a estas crianças que devem fazer aos outros, o que gostariam que os outros lhes fizessem, como reza a Ética. 

Em geral se considera que existe dentro de cada indivíduo um código moral – em grande parte proposto pelo meio social e familiar – cuja transgressão determina uma sensação desagradável de tristeza e vergonha que costumamos chamar de culpa. A experiência, porém, nos tem obrigado a ver as coisas de uma maneira bastante diversa.

A maioria das pessoas interrompe desde muito cedo o processo de sair de si mesma e também de tentar enxergar o mundo pelos olhos dos outros. Isto, evidentemente não é assim somente porque a pessoa deseja, e sim devido a uma grande fragilidade interna que a torna permanentemente ocupada consigo mesma e com seus interesses. São as chamadas pessoas egoístas. 

O egoísta não desenvolve um verdadeiro senso moral, se comporta sempre com o objetivo de tirar o melhor proveito para si, em cada situação, o que muitas vezes chega a coincidir ou colidir com a Ética. 

Por outro lado, não há efeito sem causa. Basta olhar à nossa volta para nos entristecermos, para não dizer coisa pior. A Política está desacreditada, os nossos direitos são desrespeitados a todo o momento, os cidadãos não sabem onde termina o limite do seu direito e onde começa o dever do Estado, e por isso, muitas vezes, fazem pleitos e críticas sem consistência, o que faz com que se desconsidere como sério muitas das lutas populares. 

É hora de nos conscientizarmos de que o presente caos no nosso planeta não é culpa do astral, dos governos, do outro, mas de cada um de nós. Vamos começar aceitando esse desafio, organizando e transformando o nosso caos interior, familiar e social em algo positivo e harmônico. Vamos acreditar nos nossos Dever e Poder. Pensem nisso!Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário