12 outubro, 2013

TODOS OS DIAS SÃO DAS CRIANÇAS


O TRIUNFENSE, 12/10/2013.

Hoje, e sempre, é bom refletirmos sobre os cuidados que lhes dispensamos enquanto pais, professores e sociedade, como um todo. A psicanalista polonesa Alice Miller, doutora em Filosofia e Psicologia, realizou um notável trabalho sobre o abuso infantil e suas consequências. Suas pesquisas constataram que a maioria das pessoas violentas foram educadas de forma violenta e,  com a justificativa de que era para o bem delas, o que as obrigava - enquanto crianças  pelo menos - a amar aqueles que as agrediam e a  confundir amor com violência.  

Três conceitos de Miller são importantes para entendermos um pouco do assunto: ‘Pedagogia Negra’, ‘Testemunha Auxiliadora’ e ‘Testemunha Conhecedora’.

Muitas são as crianças ‘educadas’ sobre a égide da ‘Pedagogia Negra’, com o objetivo único de terem sua vontade dobrada a qualquer custo. Se cederem, transformam-se em seres submissos e obedientes, pela via da manipulação e da repressão. Infelizmente, o que muitos chamam de educação, pode ser resumido como prática de humilhações, castigos corporais, que terminam com a negação do sofrimento e, no futuro (não tão distante), com a negação de todos os outros sentimentos. Seres humanos sem sentimentos são perigosos para si mesmos e para a sociedade.

Miller estudou a infância de Hitler e nela não foi encontrada nenhuma ‘Testemunha Auxiliadora’. A pessoa investida dessa função (que pode ser uma tia, avó, irmãos, vizinha, empregada, babá, professor...) ajuda a criança maltratada ou negligenciada, ainda que de forma esporádica, oferece-lhe apoio, amor, carinho, confia nela e transmite-lhe a sensação de que não é má e  merece ser tratada com respeito. 

É terrível, mas há crianças que acreditam que são maltratadas porque são más, levando esses sentimentos por toda a vida, comprometendo suas noções de valor (autoestima), e até suas escolhas. 

Essa testemunha será muito lembrada quando adulta, descobrindo a diferença que o amor dessa pessoa fez em sua história.  

‘Testemunha Conhecedora’: é uma pessoa que conhece as consequências da negligência e do abuso sofridos pela criança. Na vida adulta, a testemunha conhecedora pode representar um papel semelhante ao da testemunha auxiliadora na infância. Pode ajudar transmitindo aos adultos que sofreram algum tipo de abuso na infância, empatia, acolhimento, validação dos sentimentos, ajudando-as assim a entender melhor suas histórias, seus sentimentos de medo e impotência, para que possam ter mais liberdade em suas escolhas, libertando-as das consequências do sofrimento do passado. 

Dentre as testemunhas conhecedoras estão alguns psicólogos, professores esclarecidos, escritores.

Miller também derruba alguns mitos, tais como o do ‘lar inviolável’ onde as leis e regras da casa precisam  ser seguidas, o que dificulta a denúncia da violência doméstica. Também ataca o ‘amparo familiar’, que contrapõe-se à realidade das famílias, que estão longe de serem harmônicas , os padrões  históricos dizem o contrário, os conflitos familiares sempre existiram. 

Outro mito muito arraigado é o de que ‘o homem não controla seus instintos’, aumentando as chances de situações de violência sexual. A mudança e a conscientização para a desconstrução desses mitos só poderá acontecer através da educação.  

Uma das formas acessíveis para se chegar a mudar este estado de coisas tão desastroso, seria a comunicação de massa trabalhar com essa desconstrução ideológica. Pensem nisso, Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário