21 setembro, 2013

O PODER É O SONHO DE CONSUMO DOS QUE SE SENTEM PRIVADOS DELE


O TRIUNFENSE – 21/09/2013

O poder deveria carregar consigo a enorme responsabilidade de não ser utilizado para propósitos do ego, pois em nossa ganância podemos destruir facilmente o que tivermos pela frente. Na verdade não estamos muito longe disto. 

A Psicanálise oferece vastas explicações sobre como este processo se desenvolve na vida dos indivíduos. Segundo ela, é no relacionamento entre pais e filhos que os efeitos mais daninhos do poder são encontrados, porque ele sempre é utilizado para controlar as crianças, supostamente para seu próprio bem, mas na verdade está centrado absolutamente no interesse dos pais.

A teoria prega que o efeito do poder – e todo castigo é um exercício do poder, assim como as agressões verbais ou físicas – nega a individualidade da criança, reprime sua autoexpressão e anula seu direito de discordar. E o principal: é ali (e só ali) na tenra infância, que aprendemos a lidar com o poder que obtivermos – ou não - futuramente na vida. Portanto, da ignorância e destempero de pais podem surgir mais filhos ditadores.

Sempre que a criança se sente privada de prazer - e são inúmeros os momentos que isto acontece, pois no seu mundo o importante é brincar com o que quer à hora que bem entender - lutará para continuar obtendo-o. Inúmeras também são as possibilidades disso acabar gerando conflitos com seus pais. 

A solução do impasse criado entre ambos logo se transformará numa questão de poder, porque os pais percebendo ameaçado o seu direito de controlar a situação, não hesitam em usar mais poder para fortalecer a sua vontade.

Segundo Freud e seus seguidores, a briga entre pais e filhos se originaria da dificuldade daqueles em lidar com o senso de onipotência que o bebê traz ao nascer, derivado de sua vida intrauterina, quando todas as suas necessidades são automaticamente satisfeitas e que é fortificado, durante o período de amamentação no peito. Para o bebê só existe o seio da mãe, ele é o mundo, e se o encontra sempre ao seu alcance sentir-se-á como se fosse o dono do universo.

Uma vez que a falta de poder está associada na mente das crianças à ausência de prazer, parece lógico que o prazer só possa ser obtido através do poder. Em consequência disto, a imagem do sucesso é a realização ilusória da criança que foi privada do seio materno. Diante disso, os teóricos concluíram que quem procura o poder e luta pelo sucesso possui uma fixação em nível infantil. Seu sonho reside em conseguir poder ou sucesso, quando então poderá descansar, pois todos os seus desejos serão realizados pelos outros

Todos temos ciência de que quando o poder está nas mãos de alguém carente, a situação torna-se perigosa. Não importa se esse poder signifique dinheiro, automóvel de grande desempenho ou uma arma, o risco do bem-estar humano é grande. Da mesma forma o poder político, que concede a um indivíduo mal formado sentar-se na cadeira que detém o poder, pois apenas com sua caneta poderá cometer verdadeiros crimes, imitando, na maioria das vezes seus ídolos de criança, que passa a personificar. Dita a teoria psicanalítica que os únicos que conseguem lidar construtivamente com o poder são os que foram satisfeitos na infância e – por isso mesmo - sabem aproveitar bem a vida.

Há um velho ditado que diz que o poder corrompe as pessoas, geralmente aplicado a governantes ou a indivíduos em posição de autoridade, mas que na realidade se expande a todo e qualquer manutenção de poder. 

Desconhecer a força inserida no poder destituído de responsabilidade e ética, é ignorância, pois infelizmente ele tanto pode ser conduzido para a construção como para a destruição, da terra e de tudo que ela contém, especialmente seu mais precioso bem: as vidas humanas.Pensem nisto. Namastê! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário