11 janeiro, 2014

FELIZ ANO NOVO, ATRASADO, MAS EXPLICADO!

O TRIUNFENSE/RS 
EDIÇÃO DE 11 DE JANEIRO DE 2014

O início de um novo ano é sempre um período em que fatalmente acabamos fazendo um balanço das nossas vidas e enchemos nossas almas de esperança, para dar-nos força de recomeçarmos mais uma vez. Tudo de novo!

O homem criou o ritual de comemoração do Ano Novo, através da observação dos ciclos celestes e lunares e seus reflexos na natureza, relacionados à Agricultura. Foi daí também que veio a ideia de nascimento-vida-morte e eterno recomeço, transparecida nas celebrações de várias culturas. Saúda-se sempre um novo ciclo de vida, que se espera, como as colheitas,  seja melhor do que o anterior,  em todas as culturas que valorizam a Tradição.

Desde os calendários babilônicos (2.800 a.C.), até o  gregoriano, que nos rege nos tempos atuais, a comemoração mudou de data várias vezes. As primeiras celebrações, na Mesopotâmia, ocorreram por volta de 2000 a.C., e eram denominadas de "Festival de Ano-Novo". Na Babilônia, a festividade iniciava-se por ocasião da lua nova, que indicava o equinócio da primavera, quando o Sol aproxima-se da linha do equador e os dias passam a ter praticamente a mesma duração das noites.

Para os assírios, persas, fenícios e egípcios, a comemoração do Ano Novo se dava no mês de setembro, mais especificamente no dia 23, no início da primavera, e para os gregos a celebração ocorria entre os dias 21 ou 22 do mês de dezembro.

Se comparássemos a passagem do Ano Novo, fazendo uma projeção para o calendário atual,  esta ocorreria em 19 de março, data em que algumas correntes esotéricas comemoram ainda esta celebração.

Foram os romanos que, em 1582, determinaram a mudança da data para  1° de janeiro, quando adotaram o calendário do Papa Gregório VIII, pois até então a igreja Católica comemorava o Ano Novo, em 25 de março, com uma festa que se prolongava até o dia 1º de abril.

Porém, alguns povos e países, ainda comemoram a entrada do novo ano em datas diferentes. Temos como exemplo a China, que tradicionalmente comemora a festa em fins de janeiro ou princípio de fevereiro,  de uma forma muito alegre e particular, com a realização de desfiles, shows, e muita pirotecnia.

O Japão,  comemora do dia 1º a 3 de janeiro. A comunidade judaica comemora a Rosh Hashaná ("A festa das trombetas”) em meados de setembro ao início de outubro e os islâmicos, em meados de maio.


Para uns o ano já começou, para outros ainda não, mas desejo que cada um de nós com a sua tradição,  seu ritual, possa ter em todos os dias do ano de 2014, sempre um Ano Novo, repleto de trabalho, conquistas e mudanças para melhor. Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário