22 junho, 2013

TRISTE DA TERRA ONDE IMPERA A LEI DE GERSON

       Os mais velhos devem lembrar de uma propaganda de cigarros que convidava as pessoas a se darem bem na vida, sem muito esforço. O texto, de 1976, dizia: “Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, cerrto? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!” O jogador de futebol Gérson de Oliveira (protagonista da dita publicidade, que instigava aos menos sérios a não se preocuparem se algo desse errado, pois sempre haveria uma fórmula mágica de fazer o errado parecer certo) é que ficou com a fama pela frase que batizou o jeitinho brasileiro, e que espalhou a nossa má fama pelo mundo todo.


        Mesmo não sabendo da origem, diante das fraudes, da corrupção, da lavagem de dinheiro, dos superfaturamentos, entre outros crimes cometidos, a expressão lei de Gerson surgiu na boca do povo e virou sinônimo de levar vantagem acima de tudo, sem respeitar códigos éticos ou morais. E se tivéssemos que, a grosso modo, definir o que é um psicopata poderíamos dizer: é aquele ou aquela que se orienta na vida pela lei de Gerson.

Alguns autores denominam os psicopatas como portadores da insanidade da moral. A maioria dos psiquiatras afirma, no entanto, que eles não são doentes,  porque são incuráveis e intratáveis.  Muitos psicólogos descrevem estes seres como praticamente inumanos. Psicopatas ou sociopatas, não importa o nome, eles têm uma tendência para enganar, mentem compulsivamente, distorcem os fatos e ludibriam os outros para obter credibilidade, vantagens pessoais e prazer.

        Para os psicopatas, o outro não importa. São irresponsavelmente desrespeitosos com a segurança própria ou alheia. Sabem que existe a lei, porém, tem inteligência suficiente para passar despercebidos enquanto cometem suas atrocidades e costumam agir deste modo desde a mais tenra idade.  Não possuem remorso por manipular alguém, ferir, maltratar, roubar... São ampla e permanentemente irresponsáveis, não gostam de trabalhar e não costumam pagar as contas que fazem. Em alguns casos, são incapazes de conviver com animais domésticos ou ter apreço pelos sentimentos dos que gostam disso.

        Na população em geral, as taxas deste transtorno de personalidade podem variar de 0,5% a 3%, subindo para 45-66% entre presidiários. O psicólogo Kevin Dutton,  listou as profissões que mais atraem os psicopatas e as que menos possuem profissionais com esse transtorno, no site WND Health. Eles  são mais encontrados entre: os diretores executivos,  os advogados, profissionais de rádio e TV, vendedores, cirurgiões, jornalistas, policiais, pastores, padres, chef de cozinha e funcionários públicos. Menos encontrados entre: os cuidadores de idosos, enfermeiras, terapeutas, artesãos, estilistas, voluntários, professores, artistas, médicos e contadores.

        Infelizmente existe este tipo de gente, para quem a vida dos outros é apenas um meio para chegar ao seu objetivo. É assim que agem alguns políticos. Eles não associam as pessoas que morrem esperando uma cirurgia no SUS ao dinheiro que desviam e que poderia ser um alento à saúde pública. Quem viu por exemplo o Malluf sendo entrevistado pelo CQC teve uma prova cruel disso. Os repórteres o chamaram de ladrão na cara dele e ele ria e fazia piadinhas a respeito.  Malluf e alguns outros políticos conhecidos nossos são bandidos que tiram o dinheiro que diminuiria as filas dos hospitais, melhoraria o salário dos professores e daria mais segurança à população e colocam nos seus bolsos. Eu os classifico como ladrões de bens materiais e de sonhos, seres infectos e desprezíveis, criminosos do pior material humano que uma sociedade pode produzir. Pensem nisso. Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário