08 junho, 2013

EDUCAR A EMOÇÃO PODE SER A CHAVE DO SUCESSO NA EDUCAÇÃO

O TRIUNFENSE/RS - 8 DE JUNHO DE 2013

        Vida afora  lembramos com muitos detalhes de tudo que foi intensamente, ou pouquíssimo, prazeroso para nós. Tudo o que somos, pensamos e o universo de nossas emoções se produz a partir da memória. Cada ideia, reação ansiosa, sentimento de amor ou desamor, nos integra ou integrará. Quanto maior o volume emocional, maior a chance de ser registrada, segundo o psiquiatra Augusto Cury, em Pais Brilhantes & Professores Fascinantes.  Enquanto professores, ao trabalharmos com a emoção dos alunos poderemos  ajudá-los a desacelerar seus pensamentos e melhorar sua concentração para registrarem ideias, conceitos, valores, privilegiados na memória.

Cury apresenta na obra citada dez ferramentas psicopedagógicas que podem ser aplicadas na sala de aula, que envolvem basicamente mudanças no ambiente social e psíquico dos professores e objetivam formar pensadores, pela via da educação da emoção, da autoestima, da solidariedade, da tolerância e da habilidade de trabalhar perdas e frustrações.

FERRAMENTAS

São elas:

1ª) música ambiente na sala de aula, para desacelerar o pensamento, aliviar a ansiedade, melhorar a concentração, desenvolver o prazer de aprender, educar a emoção, melhorar a qualidade do registro na memória do que está sendo trabalhado.

2ª) dispor os alunos em círculo ou em ‘u’, para desenvolver a segurança, a educação participativa, diminuir conflitos e conversas paralelas. O enfileiramento é profundamente lesivo aos alunos, causa distração, obstrui a inteligência, destrói a espontaneidade e a segurança para expor as ideias.

 3ª) exposição interrogada: a arte da interrogação, com o objetivo de aliviar a SPA, Síndrome do Pensamento Acelerado, reacender a motivação, desenvolver o questionamento, enriquecer a interpretação de textos e enunciados.

4ª) exposição dialogada: a arte da pergunta, desenvolve a consciência crítica,promove o debate, estimula a educação participativa, supera a insegurança, debela a timidez e melhora a concentração.
5ª) ser um contador de história, para desenvolver a criatividade, educar a emoção, estimular a sabedoria, expandir a capacidade de solução em situações de tensão, socializar.

6ª) humanizar o conhecimento, buscando estimular a ousadia, promover a perspicácia, cultivar a criatividade, incentivar a sabedoria, expandir a capacidade crítica, formar pesadores.

7ª) humanizar o professor: cruzar sua história, desenvolvendo a socialização, estimulando a afetividade, construindo uma ponte produtiva nas relações sociais, estimulando a sabedoria, superando conflitos, valorizando o “ser”.

8ª) educar a auto-estima: elogiar antes de criticar, educa a emoção e a auto-estima, vacina contra a discriminação, promove a solidariedade, resolve conflitos em sala de aula e filtra estímulos estressantes.

9ª) gerenciar os pensamentos e as emoções, tentando resgatar a liderança do eu e prevenir conflitos.10ª) participar de projetos sociais, para  desenvolver a responsabilidade social, a cidadania, cultivar a solidariedade, expandir a capacidade de trabalhar em equipe na educação para a saúde, para a paz, para os direitos humanos.


Gostei do livro, me lembrei com saudade das salas de aula que frequentei enquanto aluna, aliás ainda frequento, e daquelas onde ministrei minhas aulas... Sugiro a sua leitura a todos os professores, pois é um assunto para se pensar. Namastê!

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