O TRIUNFENSE/RS - 8 DE JUNHO DE 2013
Vida
afora lembramos com muitos detalhes de
tudo que foi intensamente, ou pouquíssimo, prazeroso para nós. Tudo o que
somos, pensamos e o universo de nossas emoções se produz a partir da memória. Cada
ideia, reação ansiosa, sentimento de amor ou desamor, nos integra ou integrará. Quanto maior o volume emocional, maior
a chance de ser registrada, segundo o
psiquiatra Augusto Cury, em Pais Brilhantes & Professores Fascinantes.
Enquanto professores, ao trabalharmos
com a emoção dos alunos poderemos ajudá-los
a desacelerar seus pensamentos e melhorar sua concentração para registrarem
ideias, conceitos, valores, privilegiados na memória.
Cury apresenta na obra citada dez
ferramentas psicopedagógicas que podem ser aplicadas na sala de aula, que envolvem
basicamente mudanças no ambiente social e psíquico dos professores e objetivam formar
pensadores, pela via da educação da emoção, da autoestima, da solidariedade, da
tolerância e da habilidade de trabalhar perdas e frustrações.
FERRAMENTAS
São elas:
1ª) música
ambiente na sala de aula, para desacelerar o pensamento, aliviar a
ansiedade, melhorar a concentração, desenvolver o prazer de aprender, educar a
emoção, melhorar a qualidade do registro na memória do que está sendo
trabalhado.
2ª) dispor
os alunos em círculo ou em ‘u’, para desenvolver a segurança, a educação
participativa, diminuir conflitos e conversas paralelas. O enfileiramento é
profundamente lesivo aos alunos, causa distração, obstrui a inteligência,
destrói a espontaneidade e a segurança para expor as ideias.
3ª) exposição interrogada: a arte da
interrogação, com o objetivo de aliviar a SPA, Síndrome do Pensamento
Acelerado, reacender a motivação, desenvolver o questionamento, enriquecer a
interpretação de textos e enunciados.
4ª) exposição dialogada: a arte
da pergunta, desenvolve a consciência crítica,promove o
debate, estimula a educação participativa, supera a insegurança, debela a
timidez e melhora a concentração.
5ª) ser um contador de história, para
desenvolver a criatividade, educar a emoção, estimular a sabedoria, expandir a
capacidade de solução em situações de tensão, socializar.
6ª) humanizar o conhecimento, buscando
estimular a ousadia, promover a perspicácia, cultivar a criatividade,
incentivar a sabedoria, expandir a capacidade crítica, formar pesadores.
7ª) humanizar o professor: cruzar
sua história, desenvolvendo a socialização, estimulando a
afetividade, construindo uma ponte produtiva nas relações sociais, estimulando
a sabedoria, superando conflitos, valorizando o “ser”.
8ª) educar a auto-estima: elogiar
antes de criticar, educa a emoção e a auto-estima, vacina contra a
discriminação, promove a solidariedade, resolve conflitos em sala de aula e
filtra estímulos estressantes.
9ª) gerenciar os pensamentos e as
emoções, tentando resgatar a liderança do eu e prevenir conflitos.10ª)
participar de projetos sociais, para
desenvolver a responsabilidade social, a cidadania, cultivar a
solidariedade, expandir a capacidade de trabalhar em equipe na educação para a
saúde, para a paz, para os direitos humanos.
Gostei do livro, me lembrei com
saudade das salas de aula que frequentei enquanto aluna, aliás ainda frequento,
e daquelas onde ministrei minhas aulas... Sugiro a sua leitura a todos os
professores, pois é um assunto para se pensar. Namastê!
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