09 fevereiro, 2013

EDUCAÇÃO É ACIMA DE TUDO UMA OBRA DE VIDA


O TRIUNFENSE, 09/02/13


Quem assiste aos telejornais com frequência, por menos sensível e impressionável que seja, deve perguntar-se se a sociedade está podre? Se ainda há esperança para os homens de bem, as pessoas honestas, as solidárias, as éticas?

Essa avalanche de corrupção entre os políticos e suas quadrilhas, formadas por empresários e funcionários públicos inescrupulosos, que felizmente começam a ser desbaratadas no Brasil e particularmente no nosso município... 

A violência que assola a sociedade em forma de exploração sexual de menores, do trabalho infantil, do trabalho escravo, do analfabetismo literal e funcional... Essa miséria toda - que prolifera ao invés de ser erradicada - faz dos cidadãos preocupados com os destinos da humanidade seres mais tristes.

Esse desfile de desrespeitos à Vida, de destruição da raça humana e seu habitat vão nos tornando cada vez menos confiantes de que um dia a plena luz da sabedoria, da harmonia e do querer bem passe a prevalecer em nossos gestos, em nossos pensamentos e atos, tornando-nos gentis e amorosos uns com os outros. Mas ainda assim, mesmo fazendo um esforço descomunal, somos e estamos esperançosos que com o raiar da Nova Era o veneno cesse para sempre.

No entanto, a hora tarda, não percamos tempo, unamo-nos para levantar nossas vozes – nos lares, nas igrejas, nos bairros, nas ruas, nas cidades, nas escolas, no trabalho, nos clubes, na vida, em qualquer lugar, num grito de basta a essa trágica miséria espiritual e física, mesmo que nos taxem de denuncistas e sensacionalistas.

Ergamo-nos para exigir moralidade e ética no trato com os semelhantes e com a coisa pública. Não podemos arrefecer pensando que sempre foi assim e assim será. Derrotismo, nunca! Vivamos como seres espirituais e divinos que somos, sem nos autodestruir, sem agredir ao próximo, com a incredulidade, com a malícia, com a maldade, roubando de quem nada tem para locupletar-se, com a falta de reconhecimento de que todo ser humano merece viver com dignidade, numa sociedade inclusiva, que respeite a todos e a todos os seus direitos. É nosso dever, se quisermos ser realmente humanos.

Precisamos acreditar que reverter essa triste situação é possível, se soubermos educar nossos alunos contra: a corrupção, a maldade, a mentira, a infâmia, a desonestidade, afinal eles estão nas escolas desde o zero ano de existência e seus pais muito pouco influem, pois somos as pessoas que passamos a maior parte do tempo com eles...

Como fazê-lo? Na Escola Inclusiva, cujo princípio fundamental, segundo a Declaração de Salamanca (UNESCO 1994), preconiza que todas as pessoas devem aprender juntas, onde quer que isto seja possível, não importando quais dificuldades ou diferenças que elas possam ter. 


Todas as escolas precisam reconhecer e responder às necessidades diversificadas de seus alunos, acomodando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade para todos, mediante currículos apropriados, mudanças organizacionais, estratégias de ensino e uso de recursos e parcerias com suas comunidades, porque, toda pessoa tem o direito à educação. Pensem nisso! Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário