23 março, 2013

QUEM LUTA POR SONHOS VÊ LIÇÕES NOS ERROS

O TRIUNFENSE, 23/03/13.

Errar é uma etapa do inventar, falhas são degraus do criar. Augusto Cury, in Nunca Desista dos seus Sonhos.

Eis me novamente saboreando as instigantes ideias deste autor que critica a cultura das provas existentes em quase todas as escolas do mundo, porque desrespeita a pedagogia do ensaio/erro, que promoveu as grandes conquistas da história. Ao ser punido com notas baixas, o aluno registra de maneira privilegiada o fato, através do fenômeno RAM, Registro Automático da Memória, e inicia ali, ou ratifica-se, o processo de obstrução da sua ousadia e inventividade. Relembra-nos que caímos muitas vezes até aprendermos a andar. Quem erra tem oportunidades de sonhar com as conquistas, mais chance de aprender e mais gosto pela vitória.


Flaming, descobriu a penicilina graças a um fungo que contaminou a lâmina de cultura, que deixara sem proteção no laboratório. Roentgen, o Raio X, pelo descuido no manuseio de uma placa fotográfica. Einstein teve de recuperar do lixo algumas etapas das equações que o levaram à Teoria da Relatividade. Simon Campbell errou ao não conseguir chegar a um novo medicamento, para desobstruir artérias em casos de angina, mas chegou ao Viagra. Resumindo: o que diferencia os jovens que fracassam dos que têm sucesso não é a cultura acadêmica, mas a capacidade de superação das adversidades da vida.


O medo sepulta milhares de sonhos, mas quando neles estão incluídos os outros ou buscam alguma maneira de contribuir para o bem da humanidade, suportamos mais facilmente os temores e dissabores da vida.


O autoritarismo dos superiores – sejam eles pais, professores ou chefes - extermina a criatividade e a inteligência. Temos que mandar menos e batalhar nas salas de aula, nos lares, nas igrejas, nas praças, na vida, para que nossos jovens não venham a medir os seus semelhantes pelo poder político ou financeiro, mas pela grandeza de seus sonhos, pela paixão que possuem pela vida, pelo amor à humanidade, pelo desejo de serem úteis aos outros.


O autor, que enaltece o valor dos sonhos, o valor do livre pensar e o valor dos pensadores apaixonados pela existência, afirma que nossa espécie está doente. Acometida de: SPA, Síndrome do Pensamento Acelerado, que gera pessimismo, estresse, individualismo, competição predatória, falta de amor, falta de fraternidade, falta de sabedoria, superficialidade, racismo, preconceitos...


As ideias devem servir à vida e não a vida às ideias, pois os piores inimigos de uma ideia são aqueles que a defendem radicalmente, até porque, como todos sabemos, os grandes pensadores que a humanidade já viu nascer foram exímios questionadores que usavam a arte da dúvida e da crítica para ampliar o mundo das ideias e dos ideais.


Lembrem-se que nada é tão perigoso para aprisionar a inteligência do que aceitar passivamente as informações. Pense nisso ou leia a obra citada. Namastê!

Nenhum comentário:

Postar um comentário