18 maio, 2013

DAI A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

O Triunfense/RS -  edição de 18 de maio de 2013.


Rei morto, Rei posto. Ave César! Ficaram para trás tiranias, desmandos, corrupção, a coisa mal feita e a falta de capacidade administrativa, tão maléficos ao bem da coletividade.  O amanhecer de um novo tempo raiou na última quarta-feira, dia 15 de maio, com a posse do novo prefeito de Triunfo, Mauro Poeta, do vice Gaspar dos Santos e do seu Secretariado. É hora de arregaçar as mangas e a partir da desinfecção da coisa pública, planejar e executar um bom governo. Trabalho, trabalho e mais trabalho. Registro aqui, mais uma vez, meus mais sinceros votos de que este governo ande na linha certa, produtiva e benfazeja.

Vamos refletir um pouco sobre as atribuições e funções da figura política do prefeito municipal. A elaboração de políticas públicas para a saúde, a educação e habitação, entre outros fatores pertinentes ao bem-estar e a qualidade de vida dos triunfenses, devem estar entre suas ações. Como representante do poder executivo, cabe-lhe o controle do erário, o planejamento e a concretização de obras, não só em termos de construção civil, mas - especialmente, e com uma certa urgência - contemplar também a área social, tão relegada ao ostracismo, na última década, onde os mais necessitados ficaram a mercê de esmolas do poder público, sem projetos que os contemplassem com respeito e dignidade.

 É preciso frisar a ideia de que o poder executivo é de fato aquele quem executa, coloca em prática um conjunto de intenções do governo, realiza determinada obra, projeto, programa ou política pública. Além disso, cabe ao prefeito não apenas sancionar as leis aprovadas em votação pela câmara, mas tanto vetar quanto elaborar propostas de leis, quando achar necessário.  Contudo, o prefeito não governa sozinho, e por isso depende de apoio político da sua comunidade, da câmara municipal, assim como de outras esferas governamentais, a saber governo estadual e federal.

A boa relação com estes dois últimos poderes é fundamental, por que é deles que advém a ajuda qualificada, por meio de repasses de verbas, convênios e auxílios de toda natureza para a realização de obras e implantação de programas sociais, os quais são fundamentais para o atendimento das demandas locais.

Munir-se de um bom quadro técnico é fundamental, pois o trabalho deste, somado ao do funcionalismo - que, de longa data, sabe executar com presteza os liames para o desenrolar e desenvolvimento dos projetos pequenos, médios e audaciosos -  e ter vontade política é a chave para o bom andamento destes preceitos. Decidir onde vai ser aplicado o dinheiro arrecadado é uma tarefa do prefeito, que precisa ser aprovada pela câmara dos vereadores. A população, portanto, deve fiscalizar o trabalho do prefeito e, sempre que suspeitar de irregularidades, encaminhar denúncia ao Ministério Público ou à câmara dos vereadores.  É direito e até um dever de cada cidadão estabelecido em nossa cidade cobrar por seus direitos. Mas, para que isso seja feito a contento, é essencial saber quais as funções que o prefeito e os vereadores estão obrigados a cumprir, pois só assim poderão exigir o que é certo, sem falsas denúncias ou expectativas.

 Ambos, prefeito e vereadores, devem trabalhar de forma conciliada, onde nada é definitivamente aprovado ou realizado se não tiver a liberação do executivo e do legislativo. Entre outras atribuições exclusivas do prefeito estão: a limpeza pública, a manutenção de praças e ruas e a organização do trânsito. Outras tarefas são feitas em parceria com os governos estadual e federal, como a saúde e a educação, por exemplo. Na área de saneamento básico, as prefeituras atuam em parceria com os estados. Na educação, a obrigação do município é cuidar das creches e do ensino fundamental.

 Proteger o patrimônio histórico-cultural do município é também dever do prefeito, e, no nosso caso, mais do que uma obrigação, é um sonho acalentado por todo pensador, pessoa sensível e sensata, que mora ou visita nossa cidade. Temos muito o  que  fazer nessa área, para que nossos descendentes saibam de onde vieram e enriquecimento do  imaginário do nosso povo. E nós esperamos ser contemplados com isso, caríssimo Prefeito Municipal de Triunfo, não relegue a segundo plano as reivindicações e anseios dos cidadãos triunfenses. E aos leitores de O Triunfense peço-lhes que pensem nisso, enquanto é tempo. Namastê!


Nenhum comentário:

Postar um comentário